sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Templários


 Irei contar a breve e resumida história de nossos antecessores. Uma Ordem tão forte e sublime que depois de séculos de seu fim, renasce em descendentes dos Cavaleiros!
    A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (em latim "Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici"), mais conhecida como Ordem dos TempláriosOrdem do Templo (em francês "Ordre du Temple" ou "Les Templiers") ou Cavaleiros Templários (algumas vezes chamados de: Cavaleiros de Cristo, Cavaleiros do Templo, Pobres Cavaleiros, etc). Foi uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria. A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista.
    Os seus membros fizeram voto de pobreza e castidade para se tornarem monges. Usavam seus característicos mantos brancos com a cruz vermelha de malta, e seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros.     Em decorrência do local de sua sede (a mesquita Al-Aqsa no cume do monte onde existira o Templo de Salomão em Jerusalém) e do voto de pobreza e da fé em Cristo surgiu o nome "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão".
    O sucesso dos Templários esteve vinculado ao das Cruzadas. Quando a Terra Santa foi perdida, o apoio à Ordem reduziu-se. Rumores acerca da cerimónia de iniciação secreta dos Templários criaram desconfianças, e o rei Filipe IV de França profundamente endividado com a Ordem, começou a pressionar o Papa Clemente V a tomar medidas contra eles. Em 1307, muitos dos membros da Ordem em França foram detidos e queimados em estacas. Em 1312, o Papa Clemente dissolveu a Ordem. O súbito desaparecimento da maior parte da infra-estrutura europeia da Ordem deu origem a especulações e lendas, que mantém o nome dos Templários vivo até os dias atuais.
    A Ordem foi fundada por Hugo de Payens, com o apoio de mais 8 cavaleiros e do novo rei de Jerusalém de nome Balduíno II, após a Primeira Cruzada em 1118 com a finalidade de proteger os peregrinos que tentassem chegar em Jerusalém, porém eram vítimas de ladrões, e a Terra Santa dos ataques dos muçulmanos mantendo os reinos cristãos que as Cruzadas haviam fundado no Oriente.
    Oficialmente aprovada pela Igreja Católica por meio do papa Honório II em torno de 1128, ganhando insenções e privilégios, dentre estes, o lider teria o direito de se comunicar diretamente com o papa. a Ordem tornou-se uma das favoritas da caridade em toda a cristandade, e cresceu rapidamente tanto em membros quanto em poder, estavam entre as mais qualificadas unidades de combate nas Cruzadas e os membros não-combatentes da Ordem geriam uma vasta infra-estrutura econômica, inovando em técnicas financeiras que constituíam o embrião de um sistema bancário, e erguendo muitas fortificações por toda a Europa e a Terra Santa.
    A regra dessa ordem religiosa de monges guerreiros (militar) foi escrita por São Bernardo. A sua divisa foi extraída do livro dos Salmos: "Non nobis Domine, non nobis, sed nomine Tuo ad gloriam" (Sl. 115,1) que significa "Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome dai a glória".
    O seu crescimento vertiginoso, ao mesmo tempo que ganhava grande prestígio na Europa, deveu-se ao grande fervor religioso e à sua incrível força militar. Os Papas guardaram a ordem acolhendo-a sob sua imediata proteção, excluindo qualquer intervenção de qualquer outra jurisdição fosse ela secular ou episcopal. Não foram menos importantes também os benefícios temporais que tal Ordem recebeu dos soberanos da Europa.
A primeira sede dos Cavaleiros Templários, a Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, o Monte do Templo. Os Cruzados chamaram-lhe de o Templo de Salomão, como ele foi construído em cima das ruínas do Templo original, e foi a partir desse local que os cavaleiros tomaram seu nome de Templários.
    As Cruzadas foram guerras proclamadas pelo papa, em nome de Deus, 
e travadas como se fossem uma iniciativa do próprio Cristo para a recuperação
 da propriedade cristã ou em defesa da Cristandade. A Primeira Cruzada foi pregada
 pelo papa Urbano II, no Concílio de Clermont, em 1095. A sua justificativa tinha 
como fundamento a recuperação da herança de Cristo, restabelecer o domínio da Terra 
Santa e a protecção dos cristãos contra o avanço dos veneradores do Islã. Esta dupla 
causa foi comum a todas as outras expedições contra as terras pertencentes aos reinos 
de 
Alá e, desde o princípio, deram-lhes o carácter de peregrinações.
    O poder da Ordem tornou-se tão grande que, em 1139 que o papa Inocêncio II 
emitiu um documento declarando que os templários não deviam obediência a 
nenhum poder secular ou eclesiástico, apenas ao próprio papa.As cruzadas 
tomaram Antioquia, (1098) Jerusalém, (1099) e estabeleceram o principado de 
Antioquia, o condado de Edessa e Trípoli, e o Reino Latino de Jerusalém, 
os quais sobreviveram até 1291. A esta seguiram-se a Segunda Cruzada, 
(1145-48) e a Terceira, (1188-92) no decorrer da qual, Chipre caiu sob domínio latino, 
sendo governada por europeus ocidentais até 1571. A Quarta Cruzada (1202- 04) 
desviou-se do seu curso, atacou e saqueou Constantinopla (Bizâncio), 
estabelecendo domínio latino na Grécia. A Quinta Cruzada (1217- 21) 
foi a primeira do rei Luís IX da França. Contudo, houve também um grande 
número de empreendimentos menores (1254 -91), e foram estes que se 
converteram na forma mais popular de cruzada.
    Um contemporâneo (Jacques de Vitry) descreve os Templários como 
"leões de guerra e cordeiros no lar; rudes cavaleiros no campo de batalha, 
monges piedosos na capela; temidos pelos inimigos de Cristo, 
a suavidade para com Seus amigos".
    Com o passar do tempo a ordem ficou riquíssima e muito poderosa: 
receberam várias doações de terras na Europa, ganharam enorme poder político, 
militar e econômico, o que acabou permitindo estabelecer uma rede de grande 
influência no continente.
    Também começaram a ser admitidas na ordem, devido à necessidade de 
contingente, pessoas que não atendiam aos critérios que eram levados em conta no 
início. Logo, o fervor cristão, a vida austera e a vontade de defender os cristãos da 
morte deixaram de ser as motivações principais dos cavaleiros templários.
 
 
 
"Non nobis, Domine, non nobis, sed nomine Tuo da Gloriam"








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