segunda-feira, 4 de novembro de 2019

AMAZÔNIA RECEBE ALERTA DE CONTAMINAÇÃO DE BOTOS

Segundo pesquisa divulgada pela empresa WWF, responsável pelo monitoramento de 29 botos de duas espécies amazônicas desde 2017, além das consequências das queimadas e do desmatamento na natureza, recentemente, uma nova contaminação dos botos bufeo bolivariano e do boto cor-de-rosa foi detectada.
Com monitoramento realizado através de pequenos transmissores de aproximadamente 145 gramas instalados nos animais — que após cerca de oito meses se desprendem sozinhos — a empresa conseguiu rastrear através de drones o comportamento e a localização das espécies nos últimos três anos. A nova constatação relata que os botos mantém circulação em uma região conhecida pela exploração ilegal de mineração.

Após receber essa informação, a empresa analisou amostras dos animais e constatou a real contaminação de todos os animais com altas concentrações de mercúrio. Entre as maiores preocupações deste resultado, além da saúde e sobrevivências das espécies, está a possibilidade de contágio dos povos indígenas da região e de seus alimentos, que segundo um estudo complementar da Fiocruz, demonstra que nada menos do que 92% dessa população pode já estar contaminada com o mineral.
Segundo a empresa responsável pela pesquisa, através de grande esforço e foco neste levantamento, os golfinhos de água doce podem ser monitorados com maior eficácia e o mesmo método pode facilmente ser replicado em outros estudos com assertividade, economia de tempo e de investimentos:
“Os levantamentos aéreos proporcionaram maior precisão em relação ao trabalho humano na contagem de espécies detectadas em grupos. Comparado às estimativas derivadas de pesquisas visuais, o uso de VANTs (veículos aéreos não tripulados) poderia fornecer uma estimativa mais viável, econômica e precisa das populações de golfinhos do rio Amazonas. O método pode ser replicado em outras áreas importantes para a conservação dessas espécies, para gerar um índice aprimorado de populações de golfinhos”.
O estudo continua em curso em busca de novas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Biografia de Nikola Tesla☇

Biografia de Nikola Tesla☇ Nikola Tesla (1856-1943) foi um inventor, austro-húngaro, nascido em Smiljan (Império Austro-húngaro), na atual...